Secretário executivo participa de encontro sobre processo eleitoral na Rússia e busca novos mercados para UFs consorciadas

Secretário executivo participa de encontro sobre processo eleitoral na Rússia e busca novos mercados para UFs consorciadas

O secretário executivo do BrC, Jader Afonso, participou de encontro na Rússia, entre os dias 29/06 e 03/07, sobre processo eleitoral com representantes de 23 países. O objetivo do encontro foi observar e auditar a votação da emenda constitucional como prevê as nações unidas.

Representando o Consórcio Brasil Central, Jader pôde conhecer mais sobre o processo de votação na Rússia e as alterações constitucionais aprovadas pelo Parlamento Russo, quanto à transparência e legitimidade da votação. “O processo é muito bem planejado, padronizado, atendendo todas as regras de segurança e saúde exigidas, e com a facilitação para o eleitor cidadão”.

Segundo Afonso, para atender o problema decorrente da pandemia do Covid-19, “a Comissão Eleitoral estendeu o prazo de votação para 7 dias, ao invés de apenas 1 dia, além de ter criado o voto via internet, tanto computador como celular, usando de toda tecnologia disponível para oferecer segurança, como certificação digital e blockchain, além do voto em casa (home) em que funcionários da junta eleitoral vão até o eleitor colher o voto”.

Também foram realizadas reuniões de negócios com potenciais investidores russos, para investimentos nos Estados e no DF, que compõe o BrC, em áreas estratégicas como: carnes, petróleo, infraestrutura, energia, gás, fertilizantes, parcerias público-privadas e produção industrial, com foco no Programa de Desenvolvimento de Parcerias Internacionais, para atração de investimentos na região, já aprovado pelo Conselho de Administração e pelos governadores do Consórcio, no âmbito do Programa Brasil Central Global.

Nesse sentido, manteve reuniões Lidia Velezheva da Civic Chamber of the Russian Federation e Ella Pamfilova da Central Election Commission. Jader Afonso também concedeu entrevista para emissoras de tvs Russas, promovendo os atrativos comerciais e turísticos dos 6 estados e mais o Distrito Federal que integram o Consórcio.