Consórcio Brasil Central divulga vencedores do 1º Prêmio Boas Práticas

Consórcio Brasil Central divulga vencedores do 1º Prêmio Boas Práticas

Com objetivo de multiplicar boas práticas que possam gerar transformações na Gestão Pública, o Consórcio Brasil Central realizou o “1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central”, destinado aos servidores das 7 Unidades da Federação consorciadas – Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rondônia. Para avaliar as iniciativas com base em critérios específicos, o BrC efetivou uma parceria com o CLP – Liderança Pública.

O prêmio contou com 58 inscrições de todos as UFs do Consórcio em 6 categorias, nas quais tiveram a sua avaliação de notas de 0 a 10 com base em 04 critérios. “O nosso objetivo é fazer com que essas boas práticas possam ser compartilhadas e reproduzidas para que tragam ganho para a administração pública gerando mais eficiência e otimização de custos e melhores resultados para todos nós que fazemos parte do Brasil Central”, destacou o presidente do Consórcio Brasil Central e governador do Estado do Mato Grosso, Mauro Mendes.

Segundo explicou José Henrique Nascimento, Head de Causas – Competividade do CLP Liderança Pública e responsável pelo projeto 1º prêmio de Boas Práticas, a parceria permitiu que as iniciativas fossem analisadas com base nos seguintes critérios: alcance da iniciativa, escala e documentação necessária para reaplicação, inovação e singularidade, além da metodologia de concepção, coerência e clareza. “O BrC e o CLP somaram esforços para a execução da avaliação das iniciativas do prêmio e o resultado foi excelente para todos”, pontuou.

Vencedores

Com a prática “Regime de colaboração na escrita”, representando a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Queiroz Daher, foi o vencedor na classificação geral e 1º lugar na categoria EDUCAÇÃO do I Prêmio de Boas Práticas do BrC.  Em segundo lugar, ainda na Categoria Educação, com a prática “Cheffescolar”, representando a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, o vencedor foi o servidor Cícero Rosa Vilela.

Na categoria SEGURANÇA PÚBLICA, o vencedor do 1º lugar foi Murilo Andrade de Oliveira, que apresentou a ação “Trabalho com dignidade”, representando a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão. E em segundo lugar nesta categoria, a vencedora foi Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva, com a prática “Sala Lilás”, representando a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.

Na categoria GESTÃO PÚBLICA, com a prática “Certificado de vistoria online do Corpo de Bombeiros,” da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, o primeiro colocado foi o Ten-Cel do CBMS, Fabio Merá de Assis. O 2º lugar nesta categoria, foi para o representante da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Welington Fernando Modesto da Silva com a prática “RH mais ágil.

Na categoria DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, os vencedores foram: Marivaldo Miranda, em 1º lugar,  com o trabalho “Apoio á modernização da criação de bovinos”, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul e Sérgio Augusto Soares Leal, 2º colocado e criador da prática “Observatório do Agronegócio”, representando Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Adjunta de Investimentos e Agronegócio do Estado de Mato Grosso.

A categoria SAÚDE foi representada pelo vencedor Marcos Espíndola de Freitas, que obteve o 1º lugar com a prática “Projeto e-visitas endemias”, representando a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. E em 2º lugar, com a prática “Unidade de especialidades odontológicas do Maranhão – SORRIR”, o classificado foi Fabrício da Costa Saraiva, representando da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão.

E na categoria INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA, recebem o 1º e o 2º lugar respectivamente, Andreia Carolina Domingues Fujioka, com a iniciativa “Parcerias sociais em infraestrutura” e Alessandra Luciano Carvalho com a boa prática “Sistema For”.

Prêmio Boas Práticas

Durante a realização da reunião da Assembleia de Governadores do Consórcio em agosto de 2019, o Governador do Mato Grosso e hoje presidente do BrC, Mauro Mendes, propôs o compartilhamento de iniciativas exitosas a serem replicadas entres os demais entes consorciados. A iniciativa foi aprovada por unanimidade. Em seguida, ela foi estruturada para que recebesse boas práticas dos seguintes setoriais: Saúde Pública; Segurança Pública; Educação; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Econômico e Social; e Gestão Pública e Inovação. Ademais, foram definidos os prêmios para as vencedoras das categorias gerais e o prêmio para a melhor iniciativa dentre todas as participantes.