O Acordo de Cooperação entre BrC e BRB busca desenvolver ações conjuntas de fomento ao desenvolvimento regional, do agronegócio, da indústria, do comércio, do empreendedorismo, do turismo, da cultura, da inovação tecnológica e do meio ambiente no entes consorciados, que visa oferecer produtos de crédito, investimento, seguridade, microcrédito, serviços de meios de pagamento, e outras soluções financeiras que poderão vir a ser criados especificamente para a consecução dos objetivos desta parceria.

BrC e BRB desenvolvem ações para promover e divulgar os benefícios, resultados e demais impactos do acordo, além de estimular a realização de Pesquisas, Seminários, Palestras e outros eventos de interesse conjunto.

Resultados Esperados

  • Desenvolvimento de ações para captação de recursos financeiros, em fontes nacionais e internacionais, para aplicação em projetos considerados relevantes pelo BrC;
  • Disponibilização de linhas de financiamento às pessoas físicas e jurídicas situadas nas Unidades da Federação Consorciadas que contemple o fomento às atividades econômicas priorizadas no acordo, no montante inicial de R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais), valor que poderá ser expandido;
  • Avaliar a abertura de agências bancárias, mediante parcerias negociais, nas cidades dos Estados membros do BrC;
  • Promoção de parceria com as Agências de Fomento dos Estados membros do BrC para o desenvolvimento de programas de financiamento à atividade produtiva;
  • Desenvolvimento de ações de oferta de Microcrédito para apoio ao empreendedorismo, ao cooperativismo e associativismo, por meio de parcerias com órgãos estaduais e municipais;
  • Apoio para a estruturação de programas de habitação popular e demais parcerias público-privadas.

O acordo prevê ainda reconhecer o BRB como Banco de Desenvolvimento da Região do Brasil Central, compreendida pelas unidades da federação consorciadas ao BrC.

Confira o Acordo de Cooperação entre BrC e BRB.

Solicitado pelo Embaixador da Espanha no Brasil ao Presidente do BrC, apoio para levantamento de informações econômicas e financeiras dos entes consorciados, por meio do preenchimento de formulário denominado “Guia de Impulso Fiscal ao Investimento no Brasil”. Esse guia pretende reunir informações de caráter econômico e financeiro mais relevantes de cada ente consorciado e será disponibilizada aos potenciais investidores espanhóis.

[em construção]

Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre os Emater-GO e BrC compreendendo cooperação recíproca e atuação conjunta de ações e projetos que possam contribuir para melhoria da produção e gestão das propriedades rurais, através da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com uso intensivo da tecnologia. Entres os objetivos está a transferência de códigos fontes para desenvolvimento do Aplicativo ATER BrC.

[em construção]

Parceria com o CET- UnB para criação dos Roteiros Integrados de Turismo no Brasil Central com objetivo de diagnosticar nós críticos, conceber, consolidar e potencializar o Brasil Central como novo destino turístico integrado nos mercados nacional e internacional.

No âmbito da parceria, visa-se:

  • Realizar diagnóstico das potencialidades turísticas dos municípios para a composição de roteiros integrados.
  • Identificar e analisar os nós críticos impeditivos do desenvolvimento.
  • Identificar o grau de organização local, intrarregional e interorganizacional, a fim de construir redes de cooperação entre municípios e os estados.
  • Identificar a oferta e demanda de qualificação profissional no território do BrC.
  • Estimular a participação da comunidade local e demais agentes.
  • Oferecer informações qualificadas para facilitar a decisão da iniciativa privada para investimentos no setor.

[em construção]

Parceria entre as Unidades da Federação consorciadas ao BrC e a ANM para cooperação e troca de informações que qualifiquem a fiscalização sobre a Compensação Financeira pela Exploração de Recurso Minerais (CFEM), um tributo federal que incide em todas atividades de extração mineral e que, segundo o Tribunal de Contas da União, possui alto índice de sonegação, estimado em 50% do valor real.

A parceria entre UFs e ANM poderá resultar em apuração da CFEM sonegada nos últimos 10 anos melhorando as receitas estaduais.

[Em construção]

Cooperação que possibilite ao Governo do Uruguai realizar doação de ativos do Sistema de Fiscalização Inteligente (FIST) para os entes consorciados do BrC. O sistema FIST é uma ferramenta tecnológica da empresa Quanam, atualmente utilizado pelo Governo Uruguaio por meio da DGI – Dirección General Impositiva (equivalente à Receita Federal do Brasil) e pelo BPS – Banco de Prevision Social, para o incremento expressivo da receita sem aumento de impostos, com a melhoria da velocidade e eficiência na informação.

O BrC e a Embrapa celebraram acordo de cooperação objetivando o estabelecimento de condições básicas de cooperação entre as partes, com vistas, especialmente, a:

  1. Integrar esforços entre as Partes para o fortalecimento da agropecuária nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Logística, Ambiente de Negócios, Articulação Institucional e Gestão Pública, notadamente em ações de Inovação, transferência de tecnologias, inteligência estratégica, assessoramento e orientação técnica, capacitação e aperfeiçoamento de pessoal;
  2. Intercambiar dados e informações para elaboração de estudos e aprofundamento do conhecimento técnico-científico. em especial na cooperação com a assistência técnica e extensão rural (ATER);
  3. Promover e apoiar a qualidade na produção animal e vegetal, regularização fundiária, exportação e infraestrutura e logística no ambiente de atuação do BrC.

[em construção]

Prospectar parceria junto à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) para viabilizar a execução do projeto BrC “Modelo Integrado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)”.  A parceria, ainda em construção, visa criar oportunidades para os entes consorciados por meio da captação de recursos para a execução do projeto. O objetivo do projeto é estabelecer um modelo de gestão e operação integrados de assistência técnica e extensão rural pública para a região do Brasil Central, destinado ao atendimento dos pequenos e médios produtores e cooperativas, que incentive o empreendedorismo, contribua para o aumento da produção e renda, a melhoria da qualidade de vida dos produtores atendidos e o desenvolvimento rural sustentável.

Em agosto de 2019 foi celebrado Memorando de Entendimentos com o UNOPS no qual estabelece-se que as partes tem interesse em negociar um projeto de cooperação técnica para fortalecer as capacidades de gestão e aquisições do BrC e das Unidades Federativas consorciadas, reduzindo gastos com compras e infraestrutura de saúde, bem como aprimorando a cadeia de abastecimento e de serviços para o atendimento ao cidadão. Em linhas gerais, pretendeu-se cooperar nas seguintes áreas: compras sustentáveis na área da saúde, melhores práticas para gestão de logística e infraestrutura na área da saúde e melhores práticas na gestão de projetos na área da saúde.

[encerrada]

Parceria não onerosa firmada entre FDC e BrC para utilização de dados e projeções através da Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transportes (PILT).

A PILT tem objetivo de apoiar governos, entidades de classe e empresas na identificação de projetos estruturadores da rede multimodal, contribuindo para o planejamento setorial de longo prazo e a estruturação de políticas de Estado voltadas ao desenvolvimento dos transportes.

A PILT funciona como laboratório de análise e planejamento tecnicamente focado para qualificar o debate entre investidores e o poder público, apoiar a tomada de decisões na gestão da infraestrutura logística e reduzir a assimetria de informação hoje predominante.

Projeção de utilização de modais de transporte em 2023,
com baixo investimento (lado esquerdo) e investimento otimizado (lado direito)

[encerrada]

Parceria não onerosa entre BrC e Vetor Brasil, visando à elaboração, desenvolvimento e a efetiva implementação de Programa de Seleção e Treinamento de Líderes em de Gestão Pública.

A parceria possibilitou ao Consórcio Brasil Central a contratação de 05 (cinco) profissionais com bastante conhecimento e experiência para atuarem como líderes de projetos, um para cada área estratégica de negócios do BrC.

[encerrada]

Parceria não onerosa entre BrC e Itaú Social que teve por objetivo instruir e formar monitores e tutores para auxiliar o desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Promoveu formações e orientações aos técnicos das secretarias de estado de educação, para atuarem como tutores passando o conhecimento para os formadores da instituição de ensino.

Em 2018 o programa encerrou as atividades. Ao todo, 270 profissionais de educação foram formados durante o projeto.