[ENCERRADO]

Objetivos estratégicos

  • Incrementar a competitividade internacional dos estados;
  • Estimular a diversificação da pauta exportadora;
  • Promover missões comerciais internacionais visando a atração de investimentos estrangeiros;
  • Formar parcerias, cooperações técnicas e articulação internacional.

Objetivos do Programa

Projeto: Agenda Internacional do BrC

  • Implantar a Agenda Internacional de negociações do BrC e o mecanismo de monitoramento das negociações internacionais;
  • Melhorar as condições de acesso a mercados externos para os produtos de interesse da região BrC;
  • Avaliar a evolução da agenda brasileira de negociações comerciais e sua aderência às propostas do BrC;
  • Avaliar as exportações da região, possíveis oportunidades a serem aproveitadas e mudanças estratégicas realizadas.

Projeto: Diversificação da Pauta Exportadora

  • Implantar a estratégia de desenvolvimento exportador para os seis produtos não tradicionais da região do BrC contribuindo para diversificação das exportações regionais;
  • Ampliar e diversificar a quantidade de empresas exportadoras no Brasil Central;
  • Ampliar o valor exportado pela região.

Principais produtos entregues

  • Agenda Internacional de Exportações do BrC – Entregue ao Ministério das Relações Exteriores, em março de 2018, com os principais produtos, mercados, barreiras a serem transposta de interesse dos estados do Brasil Central;
  • Plano de Ação de para ampliar as exportações de seis grupos de produtos não tradicionais da região:
    • (I) Madeira em estado bruto, serrada ou compensada;
    • (II) Madeira trabalhada e outros móveis;
    • (III) Embutidos de carnes e outras preparações;
    • (IV) Farmacêuticos;
    • (V) Outras obras de couro;
    • (VI) Pescados.