Histórico

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) é composto pelo Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins e tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Criado em 3 de julho de 2015 por meio de Protocolo de Intenções, ratificado em cada uma das Assembleias Legislativas e normatizado pelo Estatuto do Consórcio, o BrC possui em sua estrutura uma Secretaria-Executiva com atribuições descritas no próprio Estatuto e normatizadas pela Portaria N° 001/2019 do Conselho de Administração.

A Secretaria-Executiva, com auxílio de representantes de cada Ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável e integrado do BrC, formular políticas regionais e viabilizar projetos, parcerias, recursos e competências orientados à melhoria da competitividade da região.

Visão

Em 2028 o Brasil Central será reconhecido como a região mais integrada e com maior índice de desenvolvimento sustentável da América do Sul.

Mapa Estratégico do Brc